Páginas

ATIVIDADES COM AS VOGAIS


RETIREI ESSAS ATIVIDADES DO "SUPLEMENTO ESPECIAL DE ALFABETIZAÇÃO" DA REVISTA Guia Prático para prfessores de Ed. Infantil, DESTE MÊS.
ESPERO QUE COMO EU VOCÊS UTILIZEM ESSA DICA EM SUAS SALAS DE AULA!!

AVENTAL DAS VOGAIS

FAIXA ETÁRIA: Crianças a partir dos 3 anos.

MATERIAIS:
-> Um avental sem estampa
-> Retalhos de tecido ou TNT
->Cola quente
-> Tesoura

1. Recorte as vogais (de forma) no TNT ou no tecido.

2. Cole as vogais no aventaç com a cola quente. você também pode custurá0las, se preferir.

ATIVIDADE:
Coloque o avental e sente em círculo com as crianças. Mostre a elas cada volgal e deixem que as toque. Pergunte, por exemplo: "Onde está a vogal A?" e peça para que mostrem com o dedinho onde está. Façã o mesmo com as outras vogais.



ALFABETIZAÇÃO E MÚSICA


FAIXA ETÁRIA: Crianças a partir de 2 anos
OBJETIVOS: -> Introduzir as vogais
-> Familiarizar-se com os sons das vogais
-> Comunicação oral
-> Ritmo
COMO BRINCAR:
1. Disponha as crianças em círculo
2. Fale os nomes das vogais bem devagar, movimentando bema boca e peça para repetirem. Essa atividade é otima para exercitar os músculos da face e estimular a fala.
3. Depois, cante com a turma a música a baixo..

Vogais

A,A,A, é uma abelhinha
Que pousou aqui na minha mão
E,E,E, eu vou para escola
prender a ler e escrever
I,I,I, já vou ter que ir
Ó,Ó,Ó, pra casa da vovó
U,U,U, a história acabou
Veja que legal o A E I O U
você já falou.

Amigas ta dia Fabiola..


GANHEI ESTE MIMO DA AMIGA VIRTUAL FABIOLA...
ELA CRIOU PARA TODAS AS COLEGAS QUE ACOMPANHA SEU BLOG
(fabiolasonhomeu.blogspot.com)
MUITO OBRIGADA FA....
BEIJOS

Blog Jóia

Recebi esse lindo selinho da Cristina (http://www.odificilprazerdeensinar.blogspot.com/)

..:: MUITO OBRIGADA PELA LINDA LEMBRANÇA ::..


E para repassá-lo siga as regrinhas:

* Escrever uma lista com oito coisas que sonhamos fazer antes de morrer.

* Convidar oito parceiras de blogs amigos para responder também.

*Comentar no blog de quem vos convidou.

*Comentar no blog dos nossos(as)convidados(as) para que saibam da convocação.



Bom, meus sonhos são

1º - Terminar minha pós ...

2º - Fazer um excelente trabalho e a diferença durante esse ano

3º - Incluir minha pequena

4º- Conseguir mesmo minha sala de aula na prefeitura de Campinas

5º - Realizar uma grande festa e encontrar muitas blogueiras

6º - Encontrar um namorado e ficar com ele

7º- Trocar de carro

8º -Ser muito feliz

Indico para os blogs:

baladegoma.blogspot.com

cantinholudico.blogspot.com

cantinhoeducativodagi.blogspot.com

diariodaprofaglauce.blogspot.com

ferramentapedagogica.blogspot.com

artsapeca.blogspot.com

BEIJÕES

Selinho "Corrente das Educadoras"

Ganhei esse lindo selinho da amiga virtual Natália...

muito obrigada...me sinto muito feliz em ter se lembrado de mim...






Vamos aos combinados do Selinho:
  1. Postá-lo no blog e divulgar quem enviou;
  2. Escolher 05 blogs que gostaria de indicar;
  3. Avisar aos blogs indicados;
  4. Não quebrar a corrente do bem;
  5. Postá-lo em um cantinho especial do seu blog.

A corrente das educadoras amantes dos blogs educativos!

Escolhi dentre muitos os 5 blogs que conheçi hoje e que tenho certeza que tem um grande compromisso coma Educação:
http://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/
http://escolinhadotiodini.blogspot.com/
http://entreprofessoras.blogspot.com/
http://florzinhaetoquinhos.blogspot.com/
http://fabiolasonhomeu.blogspot.com/


Beijinhos

Selinho da Paz

Ganhei esse Selinho da amiga Silvana...do blog Amar e Educar para o futuro
Visitem...ele eh muito legal...com dicas maravilhosas

Minha mensagem sobre a paz é:

Aconteça o que acontecer, esteja em paz com você mesmo. Aconteça o que acontecer, medite sobre a sua postura perante a vida, diante do seu próximo. Aconteça o que acontecer, esteja alerta aos seus sentimentos em relação a si e aos outros. Aconteça o que acontecer, esteja em paz com Deus, que o criou e que quer-lhe bem. Aconteça o que acontecer, esteja feliz, porque a vida é a melhor escola para que você cresça. Aconteça o que acontecer, esteja em todos os corações com sua bondade, sua generosidade e sua doação. Aconteça o que acontecer, esteja ativa na vida, pois passiva e trancada, nada lucrarás, a não ser, a estagnação. Aconteça o que acontecer, ame, apoie, agasalhe, ajude ao próximo. Aconteça o que acontecer, esteja em paz.
Beijinhos...

Planejamento Fevereiro

Esses serão os objetivos que pretendo alcançar com meus alunos no mês de Fevereiro


Mensagem Inicial para Agenda

Criei essa mensagem para as agendas escolares deste ano...




Darei no primeiro dia de aula para pintarem e depois colarei na 1ª folha de seus cadernos de recados....

Beijinhos

Prêmio - Professora FAscinante

SHoje acordei pensando como homenagear minhas colegas de trabalho...
resolvi produzir um pequeno presente, para professoras que se importem

realmente com seus alunos, e que tenham blogs inspiradores....

este prêmio foi feito para lembrar vocês

da sua real importância na vida de seus alunos, e os sentimentos que


lhes transmitem ao ensiná-los....


Quem ganhá-lo deverá escolher um, somente um, blog para homenargear...


Lembrem-se vocês devem sempre fazer a diferença!!!

Parábens...

Mil Beijos

Dany


(só retirem esse prêmio se deixei algum recado ou comentário em seu blog...)

Crachá para passeio

DEsse foi o crachá de passeio que elaborei para minha sala no ano passado...
eles adoravam estes momentos mas não podemos esquecer da segurança, pois a responsábilidade de cuidar dos pequenos é toda nossa!!





DEVE CONTER:

Nome, Endereço e Telefone da Escola;

Nome da criança;

Nome do professor (a);

Série.


... Depois disso é só usar a criatividade para que ele fique com a carinha de sua turma...


Beijinhos

Caderneta de E.V.A.

Criei essa caderneta para presentear algumas colegas...

eh feita com um bloquinho de papel, E.V.A. colorido e apliques diversos....

Beijinhos

Qual é a sua opinião???

Olá....estou estudando um pouquinho mais sobre a inclusão de crianças com Sindrome de Down... Encontrei esse texto, que leva em conta os apontamentos da psicologa Fernanda Travassos sobre as vantagens e desvantagens da inclusão em escolas regulares, em uma pagina da web (guiadobebe.uol.com.br/bb4a5/sindrome_de_down__que_tipo_de_escola_e_melhor.htm). Deixem suas opiniões... elas são de fundamental importância....
Beijos
QUAL É O MELHOR TIPO DE ESCOLA PARA UMA
CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN?

"Os pais, com justa razão, muitas vezes não sabem se o melhor é matriculá-los numa escola regular ou especial "
Os pais de crianças com síndrome de Down se defrontam com alguns dilemas quando seus filhos atingem a idade de freqüentar a escola. Se questionam se devem ou não colocá-los numa escola e se essa escola deve ser regular ou especial. "A entrada dos filhos na escola, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, representam momentos marcantes para seus pais", explica Fernanda Travassos Rodriguez, psicóloga, terapeuta de família e doutoranda em psicologia clínica na PUC do Rio de Janeiro. "Suscita temores ligados a adaptação e proteção", acrescenta.
Entretanto, é importante lembrar, esses dois momentos são distintos e geram ansiedades especificas. "Porém, sabe-se que quando a inclusão é bem feita, a socialização começa a se dar de maneira muito fluida", conta. Fernanda Travassos lembra que o nosso modelo de educação tem um padrão que não contribui muito para a inclusão. "Mas com freqüência percebemos boas experiências de inclusão em escolas consideradas ‘alternativas’, são as escolas construtivistas, a montessorianas, e outras", explica.
De acordo com a psicóloga, as duas opções apresentam lados positivos e negativos. Ela explica: "Se de um lado a criança portadora da síndrome de Down tem muito a ganhar em termos sócios afetivos permanecendo no ensino regular, na maioria das vezes, estas escolas têm poucas alternativas para oferecer a estes alunos na apreensão dos conteúdos em sala de aula. Em contraste, as escolas especiais que, cada vez mais são escassas, no entanto, foca-se mais no seu aprendizado formal, usando ferramentas adequadas para a sua aprendizagem".
Fernanda Travassos enfatiza que é no ensino fundamental, quando este é desenvolvido numa escola regular, que os problemas se tornam mais evidentes. "É que a partir do ensino fundamental, quando a criança deve apreender muitos novos conteúdos escolares e, na maioria das vezes, as turmas das escolas regulares são grandes, não permitindo que o professor de uma atenção especializada ao aluno".
Diante do exposto, a pergunta que se coloca é: por qual escola então optar?. Fernanda Travessos alerta que não existe uma "receita de bolo" para estes casos. Ela tem razão pois as crianças com síndrome de Down, assim como outra criança qualquer, são muito diferentes entre si, tanto acerca de sua personalidade quanto em relação aos diversos e variados interesses e habilidades. Esses aspectos devem ser considerados pelos pais na hora da fecharem sua decisão.
"Algumas vezes aconselhamos uma mescla destes modelos", diz a psicóloga. Porém, quando os pais não conseguem escolher e sentem um peso muito grande sobre a sua responsabilidade, argumentando de forma legítima que não são especialistas em educação, eles devem buscar um profissional qualificado da área de psicologia ou pedagogia para que os ajude a fazer essa opção de forma coerente com o seu modelo de família e levando em conta a singularidade de seu próprio filho. "Uma experiência exitosa para um amiguinho pode ser desastrosa para o seu próprio filho, visto que cada indivíduo portador ou não de síndrome de Down é única", ressalta Fernanda Travassos.

MEU PRIMEIRO SELINHO....

ESTOU MUIIIITOOOO FELIZ... RECEBI MEU PRIMEIRO SELINHO...


Quem me presenteou foi a Vivi (http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/).....Muito Obrigada.....


Com o PRÊMIO DARDOS se reconhece os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.