Páginas

Brincadeira: " Peixes e Pescadores"


PEIXES E PESCADORES

MATERIAL: Vários objetos (lenços, brinquedos, letras).

Escolha quem serão os marinheiros. Eles deveram ficar no centro do circulo. Entregue todos os objetos (estes serão os peixes) aos marinheiros, para que eles os distribuam como quiser no interior do círculo. Os outros jogadores, os pescadores, ficam em volta do círculo.

1. O marinheiro dá o sinal, e a brincadeira começa.

2. Todos os pescadores devem tentar entrar no círculo e pegar um peixe sem que o marinheiro os toque.

3. Se o marinheiro conseguir tocar em algum pescador, ele deve ficar abaixado dentro do círculo e só pode sair de for tocado por outro pescador.

4. O jogo termina quando os pescadores conseguirem pescar todos os peixes ou quando o marinheiro pegar todos os jogadores.

AJUDA



Olá amigas..... sei que a maior parte de você são professoras como eu.... por isso venho hoje pedir ajuda...

Preciso de brincadeiras para sala de aula que utilizem letras e números (alfabeto móvel)

por favor me ajudem..... estou com uma sala de crianças de 4 a 5 anos, e parte delas não conhecem o alfabeto nem os números. Preciso que eles consigam acompanhar o restante da sala para que possa desenvolver meu trabalho, e tenho certeza que o melhor caminho são os JOGOS DIDÁTICOS.

Sei que posso contar com vocês, por isso estou aqui pedindo auxilio....


Muito obrigada


Tia Dany

Presente ...EEEEEEEBBBBBBBBAAAAAAA

OBAAAAAAAAAAAAA...
PENSEI QUE TINHAM ESQUECIDO DE MIM
MAS MINHA AMIGA VIRTUAL PRI
SE LEMBROU DE MIM E ALEGROU MEU SABADO...


MUITO OBRIGADAAAA


VAMOS AS REGRINHAS DO PRESENTE:


Este selinho deve ser repassdo à oito blogs que considero extremamente charmosos, e cujos blogueiros não estejam interessados em se auto promover, mas que tenham como objetivo fazer novos amigos...Então, aí vai...


Eu, particularmente estou enviando a 8 blogs que acabei de conhecer e ameiiii






ESPERO QUE TODOS VOCÊS RECEBAM ESSE PRESENTE COM TODO AMOR QUE
EU O RECEBI E COM O MESMO QUE O ESTOU ENVIANDO
BEIJOS

Planejamento de Março

Esses são os objetivos que pretendo trabalhar em sala de aula...
ire tentar postar as atividades....



Aviso de Lição de Casa


Esse foi o bilhete que enviarei essa semana na agenda
para inciar o envio de Lição de Casa...
quem gostar pode copiar..



(a base dos giz de cera retirei de um outro encontrado no google images,
se alguem souber a origem por favor me envie que darei os créditos)

Brincadeira: "Formigas Trabalhadoras"


FORMIGAS TRABALHADORAS


OBJETIVOS: Desenvolver noção de quantidade.


MATERIAL: 40 objetos (pedras, frutas, etc.) e 2 sacos ou cestas.

1. Dividir os alunos em duas equipes. Distribuir metade dos objetos para cada equipe.

2. Cada equipe deixara seu cesto no chão e colocará os objetos em fila, de modo que fiquem separados entre si por cerca de dois passos.

3. Explicar que somente quando o colega de equipe colocar seu objeto no cesto o outro poderá sai do ponto de partida.

4. Ao sinal de partida, cada jogador, na sua vez, terá de buscar rapidamente um objeto de sua fila e levá-lo até o cesto.

5. O jogo termina quando uma das turmas terminar.

Variação: Colocar objetos diversos e delimitar um tempo para cada equipe pegara maior quantidade de objetos seguindo o mesmo critério de partida.

Brincadeira: "Jiro ao Meco"

JIRO AO MECO


OBJETIVOS: Desenvolver a habilidade de adequar a intensidade do arremesso a distancia que separa os jogadores da bola.


MATERIAL: um pedaço de madeira (ou latinha, ou garra PET) e bolinhas.


1. Espete o pedaço de madeira no chão de maneira que ele fique na vertical

2. A alguns metros de distância, desenhe uma linha no chão. Será a linha de tiro (arremesso)

3. Divida em dois grupos e os posicione em fila indiana. Decida a ordem dos jogadores. O primeiro jogador arremessa uma das bolinhas.

4. O segundo faz o mesmo com outra bolinha, tentando acertar na primeira para fazê-la avançar um pouco mais.

5. Os demais jogadores procederão da mesma forma até conseguirem fazer com que a primeira bolinha alcance o pedaço de madeira. Mas tenha cuidado, porque o pedaço de madeira não pode cair...

Brincadeira: "O Índio"


O ÍNDIO

1. Escolha um jogador
para ser o índio.

2. o índio fica em pé com os braços abertos. Os outros jogadores ficam ao redor dele, tocando em um dos seus braços.

3. Quando o jogo começar, o jogador que faz o índio grita:
- índio!

4. Depois, com os olhos fechados, começa a contar até 20.

5. Enquanto ele está contando, os outros jogadores correm para se esconder.

6. Quando o índio terminar de contar, ele abre os olhos e tenta encontrar alguém escondido. Para procurar, só pode dar três passos. Se vir alguém, diz o nome do jogador em voz alta.

7. Se não conseguir ver mais ninguém, deve gritar: “Índio” e regressar ao seu lugar inicial. Aí, conta até 19. Cada vez que o índio tiver de contar, deve partir do número que parou anteriormente menos um. Por exemplo: 19,18,17...

8. O jogo termina quando faltar só uma pessoa para contar.

Olá meninas.... estou desaparecida nos ultimos tempos, pela rotina que ainda esta em fase de adaptação (Escola, Pos-graduação em Psicopedagogia, Pró-letramento em Matemática, Curso de alfabetização e Atividades para sala de aula) enfim...o ano realmente começou.

Estou aqui hoje para postar o projeto que já começei a montar com meus alunos nesse primeiro bimestre.... Conforme as semanas forem passando...irei postanto as brincadeiras desenvolvidas com eles....espero que gostem das dicas...

Milhões de Beijos.....

PROJETO: JOGOS E BRINCADEIRAS


PÚBLICO ALVO:

Crianças de 5 anos.


DURAÇÃO DO PROJETO:
De Fevereiro a Junho de 2008


DEFINIÇÃO DO TEMA:

O tema foi escolhido para proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.


OBJETIVOS GERAIS
> Aumentar o repertório de brincadeiras infantil
> Participar de situações de socialização
> Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo
> Construção de brinquedos com sucatas
>Registrar de diferentes formas o brincar.


OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

> Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação
> Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros
> Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho.
> Participar de variadas situações de comunicação oral
> Participar de diversas situações de socialização


CONTEÚDOS:

Movimento: Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras. • Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.


Natureza e Sociedade: Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.


Música: Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.


Artes: Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos. • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.


Linguagem Oral e Escrita: Uso da linguagem oral para conversar e brincar, Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas, Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.


PRODUTO FINAL:
Um livro com todas as brincadeiras desenvolvidas no projeto e a ilustração de cada uma delas.

Cartazes em Massinha - Projeto Dengue

No ano passado desenvolvi, juntamente com a prefeitura de Monte Mor, o projeto "Dengue". Durante uma semana, trabalhamos sobre o mosquito transmiçor, as maneiras de transmitir e prevenir a dengue.
Esses foram dois cartazes que, com meus alunos, construí para a exposição. Após a apresentação da proposta, criamos as ilustrações utilizando massinha de modela. Pena ter perdido as outras fotos, mas dá pra tirar uma idéia.... bjs

Cartazes de Sala & Idéias de Crachá

Ano novo, turma nova, sala de aula nova, e novos materiais...
este ano escolhi o tema "Crianças" para
elaborar meus materiais.
Eles ficaram muito lindo....espero que sirvam de idéia para todas vocês..
Etiqueta de identificação de Cadernos

Contém no nome da escola, nome da criança (destacado), série, período, e tipo de caderno: desenho, escrita, recado, projeto, leitura, etc)
Crachás de identificação de mochila
Para pendurar nos ganchinhos onde as crianças penduram as mochilas

Crachá do nome

Para consulta da criança ao escrever seu nome

Cartaz do calendário

Em cada mês esta sinalizado uma data comemorativa
e nos dias em que alguma criança faz aniversário, tem um bolo para lembrar.
O calendário devera ser pintado diariamente para identificação
do numeral que representa o dia.
Além do calendário nele registraremos o número
total de crianças presentes no dia (marcando com canetinha
no bloquinho que será destacado para a escrita
da quantia do dia seguinte)

Aniversariantes do Mês

Sinalizando Mensalmente o dia do aniversário de cada criança


Livrão do alfabeto e Cartazes

São 2 cartazes para pendurar atividades desenvolvidas
como modo de exposição
embaixo de cada cabeça existe um prendedor de roupa
para segurar as folhas
(cartolina, color-set, cartão)

No LIVRÃO DO ALFABETO a cada letra trabalhada
faremos um cartaz com a letra em destaque no alto
e figuras que se iniciem com ela, que deveram
ser pesquisadas e recortadas pelas próprias crianças


No CARTAZES cada cartaz que produzirmos
irmos pendurar para expor a quem visite nossa sala
um na frente do outro. Ao final do bimestre
sortearemos os cartazes para serem levados
para casa.