Páginas

Trabalhando o Dia do Circo 27/03/2009

1º Dia: 24/03

Roda da Conversa: Para iniciar o trabalho organizamos um painel com os nomes dos diferentes artistas do circo (Malabarista, trapezista, mágico, adestradores de animais, palhaço, bailarina, etc). Esclarecerei o tipo de trabalho desses profissionais e também informarei que atualmente a tendência dos circos é não mais utilizar animais como atração, em respeito ás necessidades e a natureza de cada bicho.
Atividade:Desenho sobre o personagem que mais gosta no circo. (postado no dia 13/03)



2º Dia: 25/03
Roda da Conversa: Após a Leitura da Poesia O Palhacinho (postada em 15/03), iremos conversar sobre os palhaços. Apresentei figuras sobre eles para que conheçam. Conversaremos sobre as característica do palhaço, sua função no circo, qual a explicação para o seu modo de vestir, de se pintar, etc...

Atividade:



  • Montagem do Palhaço articulado...Retirado da Revista Guia Prático para Professoras...entreguei peças de cada partes do palhaço por mesas...para pintarem com guache e hoje eu sortiei ele montado.


  • Exploração da Musica Piruetas... escutamos a música e depois a passamos para uma cartolina. Explorei a quantidade de vezes que a palavra pirueta aparece, as rimas, e também as relações.


  • Quebra Cabeças do Palhaço... retirado da Coleção Dente de Leite...

3º Dia: 26/03

Atividade: Irei propor que montemos uma história sobre o circo, contando sobre um passeio imaginário de nossa turma. Para isso temos que escolher um nome para o circo e para os personagens. O inicio proposto foi:
"Fomos ao circo e...."


4º Dia: 27/03



Roda da Conversa: No dia do circo...iremos comemorar em grande estilo...iremos assistir o filme Dumbo, comer pipoca e Pintar o rosto.....


Atividade: Registro de palavras da história coletiva (postado em 13-03)

Planejamento de Abril


Muitas pessoas estão me procurando para falar que as minhas figuras não estão abrindo e estão ficando muito pequenas. Quem quiser os objetivos me avise que mando por e-mail.
Beijos

Caixinha para Lição de Casa

A maioria dos meus alunos pertençem ao periodo integral da escola onde trabalho (creche), então em reunião com a Coordenadora Pedagógica, achamos melhor que eles façam as Lições de Casa na própria escola, pois ao chegarem em casa no final da tarde não restara tempo sulficiente para que façam a lição com a dedicação e atenção necessária.... Para guardar as pastas de lição, os lápis e outros materiais necessários para cada lição,eu fiz essa caixinha. è uma caixa de camisa, na parte de baixo eu encapei com contact amarelo, e na parte de cima eu fiz trabalhinhos com E.V.A> (minha grande paixão). Para finalizar colei letrinhas e figuras de materiais escolares...olha que gracinha que ficou......







Sondagem de Escrita e Desenho




O TEMA DA SONDAGEM FOI ELABORADO EM CIMA DA HISTÓRIA COLETIVA:

FOMOS AO CIRCO E...




Dia do Circo - Texto de Leitura




Selinho - 100% Intradutivel


Recebi esse selinho da amiga Pri (http://pri-educacaoinfantilparaserfeliz.blogspot.com/)
Muitisiiimo obrigada...........................

Regrinhas:

1. Você deve linkar a pessoa que te indicou;
2. Escrever as regras do mesmo em seu blog;
3. Contar seis coisas aleatórias sobre você;
4. Indicar mais seis pessoas e colocar os links no final do post;
5. Deixar a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.


Então, vamos nessa...
1-Amo ser professora independentemente do que falem;
2- Adoro ficar horas e horas na internet;
3- So dirijo ouvindo música;
4- Amo viajar;
5- Tenho compulsão por material escolar e coleções;
6- Como mtooooo no meio da noite

Os Blogs....
1. http://baudedobraduras.blogspot.com/
2. http://cantinhoeducativodagi.blogspot.com/
3. http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/
4. http://artsapeka.blogspot.com/
5. http://sapinhocolorido.blogspot.com/
6. http://repaarteemeva.blogspot.com/

Biblioteca Semanal

A partir dessa semana começaremos a Biblioteca Semanal.
Muitos professores enviam para todos os alunos, porém minha rotina é bem
apertada e não acho interessante a criança levar para casa o livro,
fazer a leitura, o registro (através de desenho) e quando voltar a escola não
ter nenhuma intervenção. Por esse e outros motivos montamos uma rotina:
A CADA SEMANA UM CASAL (2 Cças).
Dessa forma quando chegarem na Segunda-Feira os dois irão contar para
sala, durante a roda da conversa, as histórias que levaram para casa
e os registro que fizeram sobre ela.





Esse é o modelo de bilhete que fiz aos pais:






Este é o modelo da ficha de biblioteca:


Sondagem do 1º Nome

Fiz essa sondagem para avaliar se meus alunos já sabem escrever o 1º nome, onde e quais são os erros, e também para saber com quem posso começar a trabalhar o nome completo.


Sondagem de Desenho e Matemática

SONDAGEM DE DESENHO

A sondagem de desenho serve para avaliar os pontos negativos e positivos dos desenho e a evolução de seu desenho, avaliando da seguinte forma:


  • Rabisco Desordenado ou Garatuja Desordenada

  • Rabisco Ordenado ou Garatuja Ordenada (garatuja nominada)

  • Reprodução Gráfico-Plástica Pré-Esquemática

  • Reprodução Gráfico-Plástica Esquemática

  • Técnicas Projetivas

  • Técnicas Euclidianas


Pedi aos alunos que desenhassem o parque da escola, utilizando os elementos que neles contem imaginando o nosso dia de brinca nele. Fomos primeiramente observar quais eram seus elementos para registrá-los. Em um segundo momento fomos brincar, e ao final de nosso horário observamos a cor de cada objeto para colorir a reprodução feita anteriormente.


SONDAGEM DE MATEMÁTICA


Observando o desenho de cada um estruturei uma sondagem sobre matemática envolvendo contagem e cores. Para isto scaniei os desenhos e monte na folha com as questões montadas. Avaliei o reconhecimento de cada cor, a contagem, o reconhecimento e a grafia dos números.





Sondagens

Também chamadas de Avaliações são registros de produções mensais dos alunos, que servem para acompanhar, analisar e refletir sobre seu processo evolutivo, permitindo conhecer o processo educativo da construção individual e do grupo, determinando aspectos positivos e negativos, em relação ao que se tenha proposto alcançar, levando se necessário a um replanejamento. Para que se obtenha uma boa avaliação é recomendado que essa Sondagem seja realizada individualmente em um determinado espaço da sala, para que o aluno consiga refletir e responder segundo seus conhecimentos adquiridos.


(FONTE: Currículo Municipal de Educação Infantil de Monte Mor)






SONDAGEM DE ESCRITA DE FEVEREIRO

AS PALAVRAS A SEREM ESCRITAS ERAM (NAS 4 LINHAS MENORES):

  • BORBOLETA
  • LAGARTA
  • LINDA
  • DEZ

FRASE A SER ESCRITA (LINHA MAIOR):

"A BORBOLETA É BONITA"

O OBJETIVO DESTA SONDAGEM É AVALIAR A ESCRITA SEGUNDO AS FASES

(PRÉ SILÁBICO, SILÁBICO S/ VALOR, SILÁBICO C/ VALOR, SILÁBICO ALFABÉTICO e ALFABÉTICO.

Selinho - Este blog é d+


Ganhei ele Presente Da miga Ritinha (http://ritiiiiinha.blogspot.com)
Muitooooo Obrigadaaaaaaaaaaaaaa


REGRINHAS:
1-Escolher no mínimo 3 blog's, não há limite máximo (pode ser quantos vc desejar);
2 - A regra é que o blog homenageado deve ser educativo ou relacionado a educação;
3- Os blog's escolhidos devem ser ativos com postagens atuais;
4- Link quem te ofereceu o selinho e deixe o link dos homenageados.
E este presentinho vai para:
http://sillovinho.blogspot.com/

Selinho - Mulher 1000



História " O REINO DO ALFABETO"


Era uma vez um reino, onde moravam as letrinhas. Nesse reino havia um castelo muito bonito, onde morava um rei chamado Alfabeto.
Certo dia, o rei Alfabeto resolveu dar uma festa, chamou todas as letrinhas e falou:
- Caras letrinhas, amanhã darei uma grande festa em minha homenagem e todas estão convidadas, porém, as convidadas que não se comportarem na festa serão punidas. Até amanhã!
O salão do castelo foi todo enfeitado, a banda de música chegou e a mesa de comidas estava preparada. Abriu-se a porta do castelo e entraram todas as letrinhas do reino, alegres, elas dançaram, comeram e se divertiram. Mas algumas letras fizeram muita bagunça na festa, e o rei zangado, chamou todos e disse:
- As letrinhas que fizeram bagunça terão que ficar para limpar o salão, as que se comportaram podem ir para suas casas. Esse foi o primeiro castigo que foi dado as letrinhas. Mesmo ficando de castigo, as letrinhas continuaram a fazer bagunça, e só terminaram de limpar o salão no dia seguinte.
O rei então vendo que sozinhas elas não se comportavam, chamou todas as letras até seu castelo e disse:
- A partir de hoje, as letrinhas que fizeram bagunça são chamadas de Consoantes, e as que se comportaram serão chamadas de Vogais. E para punir eternamente as que não se comportam, pronuncio que de hoje em diante, para aprender a se comportarem, terão que andar ao lado das vogais. Caso eu pega alguma Consoante andando sozinha com outra Consoante, mandarei que as prendam na torre do castelo.
E assim foi feito, no reino só se via as Consoantes com as Vogais passeando e quando se encontravam elas formavam varias palavras:

PATO MACACO SAPO



Retirei a história da coleção ADOLETRA, porém fiz algumas modificações para que meus alunos pudessem entender

Estojo para pasta de Lição de Casa

Montei esse estojo para colar no verso da pasta de lição de casa de meus alunos.
O montei para enviar para casa um lápis preto e uma borracha.
Estarei enviando esse material pois sei que a maior parte de meus alunos não tem outros tipos de materiais para fazer a lição de casa, e para realizar cada atividade o mínimo são esses dois objetos.
Não é o melhor estojo que já fiz, porém quiz fazer algo prático (já que não pode ocupar muito espaço dentro da pasta, e também não é o principal), e de fácil montagem caso algum estrague com o tempo.

Esses são as 4 cores em que fiz o estojinho.

Olhem os detalhes



Orientações para Pasta de Lição de Casa


Elaborei este bilhete para encaminhar colado na capa da pasta de Lição de Casa de meus alunos, para que seus pais sempre se lembrem da importância dessa lição.

Mensagem para Reunião de Pais

Girassóis e Miosótis

O girassol é flor raçuda,que enfrenta até a mais violenta intempériee acaba sobrevivendo.Ela quer luz e espaço e em busca dessesobjetivos, seu corpo se contorse o dia inteiro.O girassol aprendeu a viver com o sole por isso é forte.
Já o miosótis é plantinha linda,mas que exige muito mais cuidado.Gosta mais de estufa.O girassol se vira... e como se vira!O miosótis quando se vira, vira errado.Precisa de atenção redobrada.Há filhos girassóis e filhos miosótis.Os primeiros resistem a qualquer crise:descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.As mães chegam a reclamar da independênciadesses meninos e meninas, tal a sua capacidadede enfrentar problemas e sair-se bem.
Por outro lado, há filhos e filhas miosótis,que sempre precisam de atenção.Todo cuidado é pouco diante deles.Reagem desmesuradamente, melindram-se,são mais egoístas que os demais, ou às vezes,mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,caladões, encurralados.Eles estão sempre precisando de cuidados.
O papel dos Pais é o mesmo do jardineiroque sabe das necessidades de cada flor,incentiva ou poda na hora certa.
De qualquer modo fique atento.
Não abandone demais os seus girassóisporque eles também precisam de carinho...e não proteja demais os seus miosótis.
As rédeas permanecem com vocês...mas também a tesoura e o regador.
Não negue, mas não dêem tudo que querem:a falta e o excesso de cuidados matam a planta.


Autoria de José Fernandes de Oliveira
" Pe. Zezinho "

Brincadeiras com palavras

Essas brincadeiras forão desenvolvidas por mim, para trabalhar o alfabeto em minha sala....

POR FAVOR QUIE TIVER MAIS IDÉIAS ME ENVIEM UM RECADO PRA GENTE TROCAR....
OBRIGADÃO
ENCONTRANDO A LETRA

Materiais: Alfabeto Móvel, Baralho de figuras (cada uma correspondente a uma letra) .

Brincando: No centro da roda irei distribuir as letras. Começaremos a falar a ordem alfabética, e cada um terá que achar a figura relacionada a letra que acabamos de falar e colocar sua carta sobre a letra do alfabeto móvel, que esta no centro da roda.
Ao final da brincadeira iremos construir fichas para colocarmos no banco de palavras de nossa sala.



JOGUINHO DAS VOGAIS

Materiais: Cinco grupos de vogais; Palavras iniciadas com cada letra

Brincando: Dividir a turma em cinco grupos. Em seguida cada grupo receberá uma ficha com as vogais (a, e i, o u). Em uma mesa próxima a lousa, colocarei varias palavras iniciadas com cada vogal. Na lousa, dividirei em cinco espaços e em cada um escreverei uma das vogais.
A cada jogada, as crianças deverão ir ate a mesa e pegar uma das palavras iniciadas na letra de seu grupo e me entregar. Escreverei na lousa e iremos realizar uma leitura em grupo (dividindo as sílabas). No final iremos contar a quantia de palavras encontradas por cada grupo.