Páginas

Selinho.....EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Olá........



Acabei de receber o comentário da colega Shuly do blog selinhosdaxuxuzinho.blogspot.com me oferecendo esse lindo selinho..... Querida colega, você também mora no coração!
Bem seguindo as regrinhas, ofereço para:


educadoracristinasouza.blogspot.com
misturadealegria.blogspot.com
professoravivianferreira.blogspot.com
gibarbosa1.blogspot.com
cantinhodamilena.blogspot.com
ferinhasdosaber.blogspot.com
alessandramiotto.blogspot.com
cantinhodearteebagunca.blogspot.com
fazendoarteequeseaprendearte.blogspot.com

bycrisa.blogspot.com/

Beijinhos a todos....

Dani Gonzales

OS DEZ MANDAMENTOS DO DEVER DE CASA

1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.

3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.

4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor. Aponte os erros (torne o erro construtivo).

5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.

9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.

10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece
suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.

Isabel Cristina Parolin, autora do livro Pais Educadores
- É Proibido Proibir? - Ed. Mediação.

A Galinha Ruiva
























Idéia de Cartão do Dia dos Pais

Olá.... recebi essa idéia por e-mail do grupo Andreia Dedeana, mas nele não informava a origem... quem souber o dono me informe que darei os crédito....Beijinhos

Desenvolvimento da Criança até os 3 anos

Incentivos


Algumas Brincadeiras para os Pequenos