Fábula 1.
A coruja e a águia
A CORUJA E ÁGUIA, DEPOIS DE MUITA BRIGA, RESOLVERAM FAZER AS PAZES.
__CHEGA DE BRIGA – DISSE A CORUJA. __ O MUNDO É TÃO GRANDE, E TOLICE MAIOR QUE O MUNDO, É ANDARMOS A COMER OS FILHOS UMA DA OUTRA.
__ PERFEITAMENTE – RESPONDEU A ÁGUIA. EU TAMBÉM CONCORDO.
__ NESSE CASO, VAMOS COMBINAR: DE HOJE EM DIANTE NÃO COMERÁS NUNCA OS MEUS FILHOTES – FALOU A CORUJA.
__ MUITO BEM, MAS COMO POSSO IDENTIFICAR OS TEUS FILHOTES?
__ FÁCIL, SEMPRE QUE ENCONTRAR UNS BORRACHOS LINDOS, BEM FEITINHOS DE CORPO, ALEGRES, CHEIOS DE UMA GRAÇA ESPECIAL QUE NÃO EXISTE EM FILHOTE DE NENHUMA AVE, JÁ SABE, SÃO OS MEUS.
__ ESTÁ FEITO! – CONCLUIU A ÁGUIA.
DIA DEPOIS, ANDANDO À CAÇA, A ÁGUIA ENCONTROU UM NINHO COM TRÊS MONSTRENGOS DENTRO, QUE PIAVAM DE BICO BEM ABERTO.
__ BICHOS HORRÍVEIS! – DISSE ELA. __ VÊ-SE LOGO QUE NÃO SÃO OS FILHOS DA CORUJA.
E COMEU-OS, MAS ERAM OS FILHOS DA CORUJA.
AO REGRESSAR À TOCA, A TRISTE MÃE CHOROU AMARGAMENTE O DESASTRE E FOI JUSTAR CONTAS COM A RAINHA DAS AVES.
__ QUÊ?!!! – DISSE A ÁGUIA ADMIRADA. ERAM TEUS FILHOS AQUELES MONSTRENGUINHOS? POIS NÃO SE PARECIAM NADA COM O RETRATO QUE FIZESTE DELES...
MONTEIRO LOBATO
Fábula 2.
O galo e a jóia
Um galo jovem e enérgico ciscava a poeira do chão quando encontrou uma jóia. Convencido de que tinha achado uma coisa preciosa, mas sem saber direito o que fazer daquilo, o galo ficou com ar importante e disse à jóia:
___ Olhe, sei que você é uma coisa muito fina. Só que não é do meu gosto. Para falar a verdade, eu preferia de longe um grão de deliciosa cevada.
Moral: Às vezes o que é precioso para um não tem valor para outro.
Fábula de Esopo
Sequência de Atividades
Interpretação oral
Apesar das duas fábulas serem bem diferentes, o que há de comum (semelhante) entre as duas histórias? A diferença de gosto que cada um pode ter.
Observe o inicio da escrita das fábulas, como os autores começam a escrita delas?
Os alunos deverão perceber que na fábula, a história inicia-se falando dos animais e que elas terminam com algum ensinamento, que também é chamado de moral da fábula.
Quantos e quais são os personagens da fábula 1?
O que acontecia entre elas que provoca briga?
Qual foi o acordo que elas fizeram?
O acordo foi comprido? Explique
Interpretação escrita:
Das aves da fábula, qual delas é um animal noturno e o diurno? Justifique.
Por que a coruja e a águia resolveram fazer as pazes?
Como a coruja descreveu ser os seus filhotes, para que a águia não os comesse ao encontrá-los?
As aves fizeram um combinado e porque a águia comeu os filhos da coruja?
Quem é o autor da fábula “A coruja e a águia”?
Que moral você escreveria para esta fábula?
Faça uma ilustração da fábula.
Fábula 2.
Complete as lacunas da fábula:
O GALO E A JÓIA
UM _________JOVEM E ENÉRGICO _________ A POEIRA DO __________QUANDO ENCONTROU UMA _______. CONVENCIDO DE QUE TINHA ACHADO UMA ________ PRECIOSA, MAS SEM SABER DIREITO O QUE ________DAQUILO, O ________ FICOU COM ___ IMPORTANTE E DISSE À ________:
___ OLHE, SEI QUE _______ É UMA COISA MUITO _______. SÓ QUE NÃO É DO MEU _______. PARA FALAR A VERDADE, EU PREFERIA DE LONGE UM _________ DE DELICIOSA CEVADA.
Moral: Às vezes o que é_____________ para um, não tem valor para outro.
Fábula de Esopo
Produção de texto:
Reescrita coletiva da fábula “O galo e a jóia” - o professor faz na lousa com auxílio dos alunos e depois registram no caderno
Reescrita individual – o aluno faz sozinho sua produção numa folha de fichário, para que o professor possa avaliar a escrita do aluno.
Correção de produção – professor escolhe uma das produções do aluno, expõe e cartas ou lousa e realiza correção coletiva.
Ditado
Palavras com g ou j
Geladeira – jiló – caju- canjica – feijão– gelo – gol
Gato – gasolina – geléia – Jesus – José – goiaba- Gustavo – guerra
Fogueira – fogo.
Apesar das duas fábulas serem bem diferentes, o que há de comum (semelhante) entre as duas histórias? A diferença de gosto que cada um pode ter.
Observe o inicio da escrita das fábulas, como os autores começam a escrita delas?
Os alunos deverão perceber que na fábula, a história inicia-se falando dos animais e que elas terminam com algum ensinamento, que também é chamado de moral da fábula.
Quantos e quais são os personagens da fábula 1?
O que acontecia entre elas que provoca briga?
Qual foi o acordo que elas fizeram?
O acordo foi comprido? Explique
Interpretação escrita:
Das aves da fábula, qual delas é um animal noturno e o diurno? Justifique.
Por que a coruja e a águia resolveram fazer as pazes?
Como a coruja descreveu ser os seus filhotes, para que a águia não os comesse ao encontrá-los?
As aves fizeram um combinado e porque a águia comeu os filhos da coruja?
Quem é o autor da fábula “A coruja e a águia”?
Que moral você escreveria para esta fábula?
Faça uma ilustração da fábula.
Fábula 2.
Complete as lacunas da fábula:
O GALO E A JÓIA
UM _________JOVEM E ENÉRGICO _________ A POEIRA DO __________QUANDO ENCONTROU UMA _______. CONVENCIDO DE QUE TINHA ACHADO UMA ________ PRECIOSA, MAS SEM SABER DIREITO O QUE ________DAQUILO, O ________ FICOU COM ___ IMPORTANTE E DISSE À ________:
___ OLHE, SEI QUE _______ É UMA COISA MUITO _______. SÓ QUE NÃO É DO MEU _______. PARA FALAR A VERDADE, EU PREFERIA DE LONGE UM _________ DE DELICIOSA CEVADA.
Moral: Às vezes o que é_____________ para um, não tem valor para outro.
Fábula de Esopo
Produção de texto:
Reescrita coletiva da fábula “O galo e a jóia” - o professor faz na lousa com auxílio dos alunos e depois registram no caderno
Reescrita individual – o aluno faz sozinho sua produção numa folha de fichário, para que o professor possa avaliar a escrita do aluno.
Correção de produção – professor escolhe uma das produções do aluno, expõe e cartas ou lousa e realiza correção coletiva.
Ditado
Palavras com g ou j
Geladeira – jiló – caju- canjica – feijão– gelo – gol
Gato – gasolina – geléia – Jesus – José – goiaba- Gustavo – guerra
Fogueira – fogo.
3 comentários:
Oi linda,
por achar seu blog glamouroso,
tenho um selinho pra vc...
passa lá.
Bjs.
Fique com Deus!
Oi Dani sou nova como blogueira estou a procura de amizades. me faz uma visita. Beijos
Oi Dani sou nova como blogueira estou a procura de amizades. me faz uma visita. Beijos
Postar um comentário