Leve-me contigo..

..:: Jardim da Tia Dani ::..


7 de fevereiro de 2010

Gincana das Cores

1. Para a realização das tarefas os alunos serão distribuídos em três equipes: Azul, Amarela e Verde. As equipes serão compostas por alunos de acordo com a divisão:

Azul
Amarelo
Verde
1º ano
1º ano
1º ano
2º ano
2º ano
2º ano
3º ano
3º ano
3º ano
4º ano
4º ano
4º ano
5° ano
5° ano
5° ano

2. As atividades serão desenvolvidas de acordo com a faixa etária respeitando a capacidade de cada um.
3. As equipes serão identificadas através de fitas com suas respectivas cores. (azul, verde e amarela)
4. As provas realizadas na gincana terão pontuação equivalente há 30, 20,10, 05.
5. Todas as equipes serão premiadas de acordo com a colocação.
6. A gincana será realizada do dia 08/02/2010 ao dia 12/02/2010 no turno matutino nas três primeiras aulas.


Tarefa 01- Estourar o balão na cadeira:
Participantes: do 1º ao 5º ano
Procedimentos: As equipes serão organizadas em fileiras cada componente com um balão vazio ao comando, o primeiro participante de cada fila irá encher seu balão percorrer uma certa distância e estourar o balão sentando na cadeira.
Pontos: 20

Tarefa 02 - Corrida do Tênis
Participantes: Alunos do 4º e 5º ano
Procedimentos: os Alunos das respectivas equipes tirarão os tênis e colocarão em um local, e estes tênis serão misturados, sem que os participantes vejam, ao sinal todos os participantes das equipes terão que calçar seus tênis e amarrá-los corretamente. Vencerá a equipe em que terminar primeiro e correr pra o local demarcado.
Pontos: 20

Tarefa 03 - Rabo do Burro.
Participantes: Um aluno de cada equipe
Procedimentos: Com um animal de costas desenhado de lado numa cartolina e preso em uma parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante como um rabo grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor
Pontos: 10

Tarefa 04 - Assoprar o balão
Participantes: Alunos do 2º e 3º ano
Procedimentos: Os participantes de cada equipe receberão balões com as cores das respectivas equipes e ao comando irão assoprar até estourar. Será o vencedor aquele que estourar o balão primeiro assoprando.
Obs: Não poderá estourar o balão com as unhas.
Pontos: 10

09/02 Terça Feira

Tarefa 05-Dança da cadeira
Participantes: Todos
Procedimentos: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
Pontos: 30

Tarefa 06 - Encher a garrafa
Participantes: Alunos do 4º ano
Procedimentos: Serão colocadas três baldes com água colorida com as cores das equipes. Os participantes terão que percorrer uma certa distância com o copo cheio de água e encher a garrafa. Será o vencedor o participante que encher a garrafa primeira.
Pontos: 20

Tarefa 07-Corrida do ovo
Participantes: Alunos do 1 º e 2º ano
Procedimentos: Com as linhas de chegada e de partida delimitadas, os alunos receberão uma colher e um ovo cozido. Os alunos serão orientados a colocar a colher na boca e, sobre ela, um ovo. Aquele que conseguir realizar a tarefa primeiro será o vencedor, sem deixar o ovo cair.
Pontos: 10

Tarefa 08 - Carrinho de mão
Participantes: Alunos do 3º ao 5º ano
Procedimentos: Com as linhas de partida e chegada demarcadas, os participantes das equipes formarão duplas, onde o menor aluno será levantado pelas pernas pelo companheiro deslocando-se com as mão até a linha de chegada.

10/02 Quarta Feira

Tarefa 09 - Dança da laranja
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal
Pontos: 20

Tarefa 10 - Centopéia corre
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os participantes das equipes formarão filas. Depois todos devem se sentar com as pernas abertas, encaixando-se um atrás do outro. A uma determinada distância será colocado um cone a frente de cada equipe. O primeiro aluno passa a bola para os demais, por isso todos devem estar com as mãos levantadas para recebe - lá. Não podem jogar a bola para trás para adiantar a bola que deve passar de mão em mão até chegar ao último integrante da fila que a pega se levanta e corre para sentar-se a frente do primeiro e assim vence a equipe em que todos os participantes tenham realizado a prova mais rápido.
Pontos: 30


Tarefa 11 - Corrida do saco
Participantes:
Procedimentos: Com as linhas de chegada e partidas demarcadas, as crianças deverão estar dentro de um saco. Quando for dado sinal, as crianças saíram pulando até a linha de chegada vence quem chegar primeiro.
Pontos: 10

Tarefa 12 - Caça a balinha no prato
Participantes: 3 Crianças de cada equipe
Procedimentos: As crianças deverão encontrar a balinha dentro do prato cheio de farinha de trigo.
Pontos: 10

11/02 Quinta Feira

Tarefa 13 - Cabo de guerra
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os alunos serão divididos em grupos. Ao sinal, todos começam a puxar a corda. Ganhará quem mais conseguir puxar a corda para o seu lado. Depois haverá disputa com a outra equipe.
Pontos: 10

Tarefa 14 - Estoura o balão no tornozelo
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os participantes de todas as equipes encherão os balões e amarraram com o barbante no tornozelo após o comando irão estourar o balão do colega e proteger o seu, vencerá a equipe em que o último permanecer com o balão.
Pontos: 20

Tarefa 15 - Vivo e morto
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Ao comando (VIVO) o aluno ficará em pé, ao comando (MORTO) os participantes terão que agachar. Vencerá o ultimo aluno que fizer os comandos corretos.
Pontos: 10

Tarefa 16- Passa o sabão
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os alunos irão formar três filas. No começo estará uma balde com água e um sabonete a frente de cada uma das filas. No comando o primeiro da fila pegará o sabonete e irá passar por todos de mão em mão, quando o último receber sabonete irá correr e colocar o sabonete no balde. Ganhará a equipe que terminar primeiro.
Obs.: Se o sabonete cair volta tudo de novo.
Pontos: 20


12/02 Sexta Feira

Tarefa 17-Caça ao tesouro
Participantes: 2 a 3 participantes de cada equipe que será escolhidos por eles mesmos.
As equipes receberão dicas para encontrarem os tesouros (objetos) escondidos no espaço exterior da escola. Vencerá a equipe que primeiro encontrar todos os objetos.
Pontos: 30
Dicas:
Amarelo:
*Onde se encontra as árvores de maior estatura? (o objeto estará nos coqueiros)
*Gosto de me divertir muito lá. (no parque)
Verde
*Próximo ao local onde refresco meu calor. (próximo a piscina)
*Quando abro vejo o sol e quando fecho me protege da chuva. (janela)
Azul
*Ela me leva de um andar para o outro. (escada)
*Está próxima a entrada e saída de veículos. (estacionamento)

Tarefa 18- Grito de guerra

Lanche coletivo

Fantoches

Pintura no Rosto

Premiação dos vencedores

Nenhum comentário: