– Dar boas vindas/ recepção
- Apresentação do professor
- Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
- Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembra-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
Para as 1ª series:
- O acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
2º dia
- Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas maneiras, sempre!
- E os aniversariantes do mês?
- Hora da leitura
- Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.
_______________________________________
3º dia
- Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
- Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a limpeza 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
_______________________________________
4º dia
- Reforçar aulas anteriores.
- Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
- Eu e minha família – montar a arvore Genealógica.
- Dinâmica da boneca:
- Cada criança recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça é um quadrado,
- a boca uma banana,
- o nariz um garfo,
- um olho é um coco,
- o outro um botão,
- o pescoço uma escada,
- a barriga um travesseiro,
- um braço um guarda chuva,
- o outro uma colher,
- uma perna é um objeto pesado,
- o outro um objeto leve. Etc...
- A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão as normas de convivência da nossa sala?
- Escolhendo o representante da classe e seu vice,
_______________________________________
5º dia
- Retomando aulas anteriores.
- Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajuda-lo?
- A escola faz parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como proteger o meio ambiente?
- Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
Era uma vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz.
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo!
E o beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo aminha parte!Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
- Direitos e deveres do aluno.
- Hino nacional todas as 6ª feiras.
Lembre-se sempre:
Você faz a diferença!!!
Fonte: colega Marcia Livia da Silva ao grupo Professores Solidários
2 comentários:
Olá DAny
PArabéns. Seu BLOG está maravilhoso. Adorei as dicas para os primeiros dias de aula.
Sou Prof. de Informática do Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano atuei na rede Municipal em 2010 e para 2011 ???? Ainda é uma incógnita.
Parabéns mais uma vez... continuem assim, trabalhando e mostrando para todos que é possível ter Escola de Qualidade na Rede Pública.
Abraços
Ailton Adriano
http://ailtonadriano.blogspot.com
Sempre entro nas classes quando já iniciaram atividades, entro sempre substituindo a primeira professora! Então, trabalho há dois anos na ed. infantil só agora em 2014 iniciarei com a turma de jardim I essas sugestões para primeira semana foram essenciais para mim. Agradeço de coração. E parabéns pela matéria! Professora Tina.
Postar um comentário