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Plano de Aula

PLANO DE AULA, CONTENDO UM CONTEUDO
DE PRÉ-ESCOLA

01º) Delimitação do Tema:
O Tema escolhido para essa aula, e o G seguido pela vogal U (GUA,GUE,GUI,GUO)


02º) Faixa etária:
De 6 a 7 anos, Pré – Escola ou Alfabetização.


03º) Justificativa:
š A letra G, não precisa necessariamente estar no inicio das palavras (Garotada), mas também acompanhado de uma outra letra, como no caso a U (Caranguejo). O professor deverá explicar para eles que o GU poderá construir um outro som, que é muito conhecido por eles, mas que ainda não conseguem ser identificados.


04º) Objetivos:
š Passar primeiramente a noção de um novo lugar para a letra G;
š Mostrar com exemplos fáceis como esse tipo de sílaba estão em palavras que usamos em nosso dia-a-dia.


05º) Desenvolvimento:
O desenvolvimento desse plano de aula será desenvolvido em momentos de acordo com o que deverá ser apresentado primeiro de assim por diante. Todas as atividades questão sendo citadas, terão seus exemplos anexados juntamente com o trabalho para que seja de mais fácil compreenção com que material pretendo trabalhar




1º Momento

ð Apresentação do Texto “O G em novas Palavras”, para as crianças da sala;
ð Fazer algumas tabelas com as varias silabas formadas pelo GU, juntamente com outras vogais. Pedir para que os alunos recortem de revistas ou jornais (que deverão ser trazidos pelo professor, ou então dispostos em alguma parte da sala) para que eles colem nas tabelas;

2º Momento

ð Explorar um pouco mas a fundo cada tipo de silaba. Para isso é recomendável que se conte alguma pequena história, onde seja possível que a criança consiga detectar esse tipo de palavras;
ð Trabalhar algum tipo de jogo de acordo com o que esta em cada texto, pra que a criança consiga diferenciar um som do outro.

3º Momento

ð Para fixar bem cada tipo de silaba, dar exercícios de memorização e de raciocínio, onde eles conseguiram finalizar o seu conhecimento.
ð Pedir que pesquisem em casa, alguns objetos que vemos em nosso dia-a-dia, e achem figuras bem grandes, as recortando e colando em suas fichas correspondentes, e em baixo delas escrever em letra cursiva e de forma o nome delas em canetinha colorida. Essas fichas deverão ser do tamanho de um sulfite A4 e divididas pelos alunos, de forma que não existam figuras de uma única determinada sílaba. Essas fichas deveram ser expostas nos murais da sala, para que os alunos sempre se lembrem dessa atividade ao olhar o para ela.


4º Momento

ð Poderá ser trabalhada também, algumas dobraduras de animais, que tenham em seus nomes as junções do R com outras consoantes.


06º) Cronograma:
Essa matéria faz parte do conteúdo a ser trabalhado no 4º Bimestre, e a duração desse plano de aula dura em média de 3 a 4 dias, de acordo com o tempo que os alunos levam para realizar as atividades, e de como o professor escolhera o número de atividades a desenvolver em sala de aula.


7º) Observações:
ð Como a série destinada aqui é a Pré – Escola, na hora da escolha dos textos a ser trabalhados, devemos lembrar que como estão sendo alfabetizados, eles necessitam de textos de acordo com o seu nível de compreensão.
ð O professor nessa fase, serve como um exemplo, onde os alunos querem copia-los, por isso a presença dele durante a alfabetização é tão importante. Sugerimos que ao passar uma atividade aos seus alunos, e leve uma feita por si próprio para que o entendimento do aluno seja maior e ele se inspire no professor e tenha mais vontade de fazer o seu trabalho.
PRODUZINDO UM TEXTO
IMAGINE QUE VOCÊ TIVESSE UM FOGUETE
š O que faria com ele?
š Onde iria?
š Gostaria de conhecer outros planetas? Quais?
š Levaria alguém com você ou iria sozinho?

$ Escreva tudo que acontecerá nessa incrível aventura no espaço.
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Jogo:

BINGO DE SÍLABAS

Material:
- Cartolina;
- Canetinha;
- Tesoura;
- Régua;

Modo de Fazer:
Fazer as cartelas usando as palavras com a silabas de GU, divididas em sílabas (variando as palavras em cada cartela)

Exemplo:


CE

GUEI

RA




MAN

GUEI

RA


SE

GUIR




FO

GUEI

RA

Exemplo de texto que se pode trabalhar com as crianças onde elas identificaram as sílabas.

GUAÍRA, A CAMPEÁ

Ontem vovô levou Guaíra para participar de uma corrida.
Vovó Geni, que conhece a égua muito bem, comentou:
-Logo Guaíra, que gosta de moleza e só quer saber de ficar deitada?
No dia seguinte, vejam só o que aconteceu: Guairá tomou logo a dianteira, chegou com a língua de fora, mas venceu.
No final da raia, vovô, todo contente, aguardava a campeã com um balde de água e muito capim verdinho.












1 comentários:

dirceu disse...

Gostei muito de seu blog, mas gostaria que na área de Educação Física com idade de 0 a 5 anos estivesse planos de aulas. Obrigado!