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..:: Jardim da Tia Dani ::..


12 de julho de 2009

Plano de Português

Montei esse trabalho no magistério para delimitar atividades de português....
Projeto Anual de CMLP

Tema:
Português

Justificativa:
Esse projeto procura apresentar para professores o conteúdo da Pré-escola da Língua Portuguesa.

Objetivo:
Mostrar todo o conteúdo da Língua Portuguesa da Pré -Escola;
Separa os conteúdos em bimestre;
Procurar um melhor desenvolvimento, em busca de que quando seja apresentado para os aluno consiga faze -los compreender;
Exemplificar o conteúdo em uma aula, a ser apresentado para os demais alunos do 4ºC e para a professora, a fim que todos entendão qual deve ser um dos métodos e ensino a ser utilizado na Pré –Escola.

Bibliografia:
Para o desenvolvimento desse projeto, consultamos os seguintes livros:
š VELASQUEZ, Regina & CAPURUCHO, Sandra. Palavra em Contexto – Alfabetização e Letramento. São Paulo. Editora Brasil.
š CIPRIANO, Lucia H. R. & WANDRESEN, Maria O. L. Coleção Linha & Entrelinhas – Alfabetização. Curitiba. Editora Nova Didática.
š TERESA, Maria & COELHO, Armando. Coleção Marcha Criança de Português – Pré Escola. São Paulo. Editora Scipione.
š PEREIRA, Rosimere de S. Coleção No Mundo da Alfabetização – Vol. de 1 a 9. Belo Horizonte. Editora Fapi
š ESCOLA DE EDUCAÇÂO INFANTIL ALEGRIA & CIA. Livro didático produzido por professores da escola para ano de 2005.
š LIMA, Silvana Ap. Brincando e Escrevendo – TCC de aluna de Fonoaudiologia. Carapicuíba. Pró–Fono Departamento Editorial.



Conteúdos

Os conteúdos que seguem logo abaixo, se referem aos que deveram ser ensinados na Pré –Escola. Eles estão separados por bimestres, de acordo com o que deve ser ensinado primeiramente e assim por diante.



1ºBIMESTRE:

Período Preparatório:
š Coordenação Motora;
š Leitura Visual
š Diferença entre figura, letra e números.
As Letras:
š Alfabeto Ilustrado;
š Letra Cursiva e de Forma;
š Maiúsculo e Minúsculo.
As vogais (apresentação por palavras chave):
š Anel;
š Elefante;
š Ioiô;
š Onça;
š Urso;
š Encontros Vocálicos;
š Vogais Nasaladas (ão, ãe, õe).
Os Acentos Gráficos (~ , ´, `, ^ )
As Consoantes (apresentação por palavras chave):
š Bola;
š Casa.
2º BIMESTRE

As Consoantes (continuação):
š Dado
š Fada
š Gato;
š Hipopótamo;
š Janela;
š Lagoa;
š Mamão;
š Navio;
š Papai;
š Queijo;
š Rato;
š Sapo;
š Tesoura;
š Vaca;
š Xícara;
š Zebra;
Os Sinais de Pontuação ( . / , / : / ; / ? / ! / - );
3º BIMESTRE

Feminino e Masculino;
Encontro das Letras:
š O R em outro lugar (no meio da palavra - Arara);
š O novo papel do S (com som de Z – Rosa)
š Os irmãos gêmeos (Macarronada - Passeio)
O H com as Consoantes (apresentação por palavra-chave):
š Ninho;
š Cachorro;
š Agulha.
Um novo lugar para algumas consoantes: (apresentação por palavra-chave):
š O M antes de B e P. (Empada, Pombo);
š O R depois das Vogais (Árvore, Perto, Cair, Borboleta, Urso);
š O L com o som de U (Soldado);
š O S antes das Vogais (Casca, Estrela, Biscoito, Rosto, Justo);
š O Ce e o Ci
A nova letra C e sua amiga Cedilha (Palhaço);
A letra Q e suas companheiras vogais
š Aquarela;
š Pequeno;
š Quintal;
š Quociente.4ºBimestre

O G em novas palavras:
š Fogueira;
š Guincho;
š Água;
š Enxáguo.
O R abelhudo:
š Braço;
š Criança;
š Dragão;
š Tigre;
š Palavra;
š Fraqueza
š Praia;
š Trança.
O L e as Consoantes:
š Biblioteca;
š Placa;
š Atleta;
š Globo;
š Classe;
š Flor.
A letra X e seus sons :
š Com som de Ch (Caixa);
š Com som de Ss (Próximo);
š Com som de S (Explicar);
š Com som de Cs (Táxi);
š Com som de Z (Exército);
PLANO DE AULA, CONTENDO UM CONTEUDO
DE PRÉ-ESCOLA

01º) Delimitação do Tema:
O Tema escolhido para essa aula, e o R após as consoantes (Br, Cr, Fr, Gr, Pr, Tr).


02º) Faixa etária:
De 6 a 7 anos, Pré – Escola ou Alfabetização.


03º) Justificativa:
š A letra R, não precisa necessariamente estar no inicio das palavras (Rato), ou então no meio das palavras (Arara). Pois a criança como ainda esta na fase alfabetização, poderá entender somente essas duas posições dessa letra, ou no máximo a do RR (Cachorro), por causa do som reproduzido. O professor deverá explicar para eles que o R junto com outras consoantes poderá construir um outro som, que é muito conhecido por eles, mas que ainda não conseguem ser identificados.


04º) Objetivos:
š Passar primeiramente a noção de um novo lugar para a letra R;
š Mostrar com exemplos fáceis como esse tipo de sílaba estão em palavras que usamos em nosso dia-a-dia.


05º) Desenvolvimento:
O desenvolvimento desse plano de aula será desenvolvido em momentos de acordo com o que deverá ser apresentado primeiro de assim por diante. Todas as atividades questão sendo citadas, terão seus exemplos anexados juntamente com o trabalho e também serão distribuídas, para cada grupo do 4º magistério C, servindo como uma forma de exercício e de exemplo de atividades para eles.

1º Momento

ð Apresentação do Texto “O R Abelhudo”, para as crianças da sala; esse é o meu (Dani)
ð Fazer algumas tabelas com as varias silabas formadas pelo R, juntamente com outras consoantes. Pedir para que os alunos recortem de revistas ou jornais (que deverão ser trazidos pelo professor, ou então dispostos em alguma parte da sala) para que eles colem nas tabelas;vc pode escolher esse

2º Momento

ð Explorar um pouco mas a fundo cada tipo de silaba. Para isso é recomendável que se conte alguma pequena história, onde seja possível que a criança consiga detectar esse tipo de palavras; esse é da Julia
ð Trabalhar algum tipo de jogo de acordo com o que esta em cada texto, pra que a criança consiga diferenciar um som do outro.

3º Momento

ð Para fixar bem cada tipo de silaba, dar exercícios de memorização e de raciocínio, onde eles conseguiram finalizar o seu conhecimento. Vc pode escolher esse
ð Pedir que pesquisem em casa, alguns objetos que vemos em nosso dia-a-dia, e achem figuras bem grandes, as recortando e colando em suas fichas correspondentes, e em baixo delas escrever em letra cursiva e de forma o nome delas em canetinha colorida. Essas fichas deverão ser do tamanho de um sulfite A4 e divididas pelos alunos, de forma que não existam figuras de uma única determinada sílaba. Essas fichas deveram ser expostas nos murais da sala, para que os alunos sempre se lembrem dessa atividade ao olhar o para ela. Vc pode escolher esse


4º Momento
esse é da Virginia
ð Poderá ser trabalhada também, algumas dobraduras de animais, que tenham em seus nomes as junções do R com outras consoantes.


06º) Cronograma:
Essa matéria faz parte do conteúdo a ser trabalhado no 4º Bimestre, e a duração desse plano de aula dura em média de 3 a 4 dias, de acordo com o tempo que os alunos levam para realizar as atividades, e de como o professor escolhera o número de atividades a desenvolver em sala de aula.


7º) Observações:
ð Como a série destinada aqui é a Pré – Escola, na hora da escolha dos textos a ser trabalhados, devemos lembrar que como estão sendo alfabetizados, eles necessitam de textos de acordo com o seu nível de compreensão.
ð O professor nessa fase,serve como um exemplo, onde os alunos querem copia-los, por isso a presença dele durante a alfabetização é tão importante. Sugerimos que ao passar uma atividade aos seus alunos, e leve uma feita por si próprio para que o entendimento do aluno seja maior e ele se inspire no professor e tenha mais vontade de fazer o seu trabalho.

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